segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

MESTRE VENÂNCIO É HOMENAGEADO NO FESTIVAL DE MARAPANIM


O Festival de Carimbó de Marapanim, que já tem repercussão internacional, nesta sua 5ª edição homenageou um dos ícones do carimbó do Estado do Pará, MESTRE VENANCIO, fundador do Grupo “Os Baioaras” . Foi uma forma carinhosa que a coordenação do festival encontrou de reconhecimento ao Mestre, que já elevou o nome deste município, que é reconhecido como “Berço do Carimbó”, por este Brasil gigante e até pelo exterior, sempre cantado as belas canções que falam da cidade, do seu cotidiano e da sua natureza exuberante.


Nesta noite de homenagem a praça da Matriz N. Sra. das Vitórias, ficou pequena para o grande público poder assistir ao belo espetáculo que foi mostrado pelos “Baioaras”. Foram duas horas de muito carimbó e outros ritmos folclóricos mostrados por 08 músicos e 16 dançarinos, que voltaram encantados com a terra do saudoso MESTRE LUCINDO.

domingo, 13 de dezembro de 2009

OS BAIOARAS EM NOITE DE FESTA


A Associação dos Auditores Fiscais do Trabalho do Pará - ASSINTRA, realizou bonita festa de confraternização para os seus associados no último dia 11/12/09 e o local escolhido foi a Casa de Recepções Usina 265, localizada no bairro do Reduto.


Com as dependências da casa totalmente lotada, o rítmo ditado na festa foi o regional. Muito carimbó, xote, mambo e forró fizeram a alegria de todos naquela noite. O Grupo “OS BAIOARAS” além de mostrar um repertório de 10 danças do cancioneiro folclórico brasileiro, fez os associados da ASSINTRA se deliciarem com as belas canções de carimbó dos mestres Venâncio, Lucindo, Pinduca e do saudoso Verequete e mostrarem no pé que o carimbó é para ser dançado.


“OS BAIOARAS” São mesmo um SHOW. Valeu!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

IDOSOS DE ABAETETUBA DANÇAM AO RÍTMO DOS BAIOARAS


Foi uma festa muito bonita e toda programada pela Prefeitura de Abaetetuba. Desta vez o público alvo foram os idosos, que se deliciaram do rítmo maior dos paraenses, o “carimbó”. Isso tudo aconteceu no último dia 03/12/09, no bonito salão paroquial da igreja da matriz daquela cidade. Aproximadamente 700 idosos que fazem parte dos projetos da Secretaria de Assistência Social e que tem a frente a Drª Rita Abreu, mostraram uma vitalidade invejável e não pararam de dançar um só instante.

Nessa festa, onde o rítmo mais tocado foi o carimbó, várias autoridades locais se fizeram presentes prestigiando o evento. No final a Drª Francinete Carvalho Prefeita Municipal de Abaetetuba agradeceu a presença dos Baioaras no seu município, que mais uma vez levou alegria a todos, através da boa qualidade musical e coreográfica, que é a marca registrada do grupo. Ficou a promessa para o retorno muito em breve dos Baioaras aquela cidade.

É isso aí Baioaras, mantenham-se sempre assim. Valeu!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

OS BAIOARAS NO “I CONGRESSO DAS CIDADES AMAZÔNICAS¨


Foi um espetáculo inesquecível. Quem assistiu, saiu do HANGAR CENTRO DE CONVENÇÕES DA AMAZÔNIA maravilhado com o show das mais belas manifestações do cancioneiro folclórico brasileiro em especial as danças do folclore Amazônico mostrado pelos BAIOARAS no último dia 26 de novembro. Música, Rítmo e um Colorido todo especial do figurino encantou a todos os presentes em especial aos Ministros, Secretários e Autoridades oficiais do Governo Brasileiro, dentre os quais o Presidente da FUNAI e ex Secretário de Cultura do Ministério da Cultura Dr. Marcio Meira, que fez questão de ir cumprimentar a Direção do Grupo e principalmente o MESTRE VENÂNCIO, que com seus 80 anos ainda empolga a todos com a sua vitalidade. Valeu BAIOARAS! Continuem sempre assim.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

GRUPO PARAFOLCLÓRICO “OS BAIOARAS”


O Grupo Parafolclórico “OS BAIOARAS” fundado em 06 de Setembro de 1980, é uma sociedade civil sem fins lucrativos cujo objetivo principal é o resgate a preservação e a divulgação das tradições populares brasileiras, em especial as Danças Amazônicas, que são apresentadas em um espetáculo de cores, sons e ritmos, onde seus integrantes harmonizam-se para mostrar a beleza da música e da dança regional, que reproduzem a verdadeira herança do povo simples do interior da Amazônia


O início desta trajetória começa com a chegada a Belém de Mestre Venâncio, caboclo de Marapanim, cidade do Estado do Pará considerada Berço do Carimbó, onde em 1970 integra-se ao Conjunto de Carimbó Paramau, na época formado por caboclos daquela cidade residentes em Belém. Em 1973 Grava o 1º LP com o referido conjunto.


Já em 1975 Mestre Venâncio e seus Filhos Edna, Edson e Nonato recebem os primeiros ensinamentos de Danças Folclóricas e Cultura Popular com o saudoso Maestro Adelermo Matos, pioneiro com o movimento de danças folclóricas na capital Paraense. Na Escola Superior de Educação Física do Pará Edna, Edson e Nonato ampliam seus estudos, agora com a visão acadêmica. A Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro também faz parte dessa Historia quando recebe os professores para sua especialização na área Cultural.


Com 02 CDs gravados e inúmeras participações em eventos nacionais e internacionais, o Grupo “Os Baioaras” foi o primeiro grupo Paraense a se apresentar na Europa e tem como lema a responsabilidade, o compromisso e principalmente a boa qualidade artística, totalmente pautada em estudos e pesquisas, que receberam a necessária linguagem cênica.


Atualmente com um número de 30 componentes entre músicos, bailarinos. diretores e técnicos, “OS BAIOARAS” mostram em seu espetáculo, de forma muito dinâmica e didática, um repertório de rítmos e danças como: Carimbó, Shottis, Marujada, Bangüê, Siriá, Lundú Marajoara, Rituais Indígenas, Vaqueiro do Marajó, Côco, Baião, Caninha Verde, Forró e tantas outras.


Desde sua fundação o grupo é dirigido pelos professores , Edna Padilha, Edson Padilha e Nonato Padilha todos filhos de Mestre Venâncio, que trouxe da terra do carimbó toda essa bagagem cultural que hoje é mostrada no Brasil e no mundo.