
O Grupo Parafolclórico “OS BAIOARAS” fundado em 06 de Setembro de 1980, é uma sociedade civil sem fins lucrativos cujo objetivo principal é o resgate a preservação e a divulgação das tradições populares brasileiras, em especial as Danças Amazônicas, que são apresentadas em um espetáculo de cores, sons e ritmos, onde seus integrantes harmonizam-se para mostrar a beleza da música e da dança regional, que reproduzem a verdadeira herança do povo simples do interior da Amazônia
O início desta trajetória começa com a chegada a Belém de Mestre Venâncio, caboclo de Marapanim, cidade do Estado do Pará considerada Berço do Carimbó, onde em 1970 integra-se ao Conjunto de Carimbó Paramau, na época formado por caboclos daquela cidade residentes em Belém. Em 1973 Grava o 1º LP com o referido conjunto.
Já em 1975 Mestre Venâncio e seus Filhos Edna, Edson e Nonato recebem os primeiros ensinamentos de Danças Folclóricas e Cultura Popular com o saudoso Maestro Adelermo Matos, pioneiro com o movimento de danças folclóricas na capital Paraense. Na Escola Superior de Educação Física do Pará Edna, Edson e Nonato ampliam seus estudos, agora com a visão acadêmica. A Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro também faz parte dessa Historia quando recebe os professores para sua especialização na área Cultural.
Com 02 CDs gravados e inúmeras participações em eventos nacionais e internacionais, o Grupo “Os Baioaras” foi o primeiro grupo Paraense a se apresentar na Europa e tem como lema a responsabilidade, o compromisso e principalmente a boa qualidade artística, totalmente pautada em estudos e pesquisas, que receberam a necessária linguagem cênica.
Atualmente com um número de 30 componentes entre músicos, bailarinos. diretores e técnicos, “OS BAIOARAS” mostram em seu espetáculo, de forma muito dinâmica e didática, um repertório de rítmos e danças como: Carimbó, Shottis, Marujada, Bangüê, Siriá, Lundú Marajoara, Rituais Indígenas, Vaqueiro do Marajó, Côco, Baião, Caninha Verde, Forró e tantas outras.
Desde sua fundação o grupo é dirigido pelos professores , Edna Padilha, Edson Padilha e Nonato Padilha todos filhos de Mestre Venâncio, que trouxe da terra do carimbó toda essa bagagem cultural que hoje é mostrada no Brasil e no mundo.
nao consigo ouvir as musicas no site o que eu faço
ResponderExcluir